Muuuuuuito Japão!

As vacas estão soltas! É o Cow Parade (Desfile de Vacas) que chega ao Japão!! As vacas desembarcaram por aqui dia 5 de setembro e ficam até o dia 19 de outubro. Sim, é a mesma exposição que passou por Sampa, Beagá, Curitiba e, claro, pela minha Cidade Maravilhosa!
O projeto artístico começou em 1998 e já rodou o mundo quase todo. Agora está aqui no Japão pela terceira vez! São ao todo 73 vacas espalhadas pela capital japonesa, mais precisamente em Otemachi, Marunouchi e Yurakucho.




Aliás o nome da exposição por aqui rendeu até um trocadilho com o nome do bairro. Em alguns lugares eu vi escrito 「丸の牛」. Reconheceu? Se escrito em letras romanas, o nome da exposição fica "Marunoushi", que lembra o nome do bairro (Marunouchi). Para quem não sabe, “ushi” quer dizer “vaca”! Fim de papo. Não é nada extraordinário mesmo, e nem creio que tenham levado anos pensando nesse trocadilho. Bom, mas de qualquer maneira, lembro que no Rio, as vaquinhas multicoloridas também tinham nomes bem originais (OK, alguns meio apelativos...): Copacowbana, Cowçadão de Ipanema, Cowmuflada, Ecowlógica, Moolata etc.





Mas além do trocadilho, as vaquinhas daqui também não estão lá essas coisas mesmo não. Algumas pinturas são bem sem gracinhas – ou eu que não entendo de arte moderna, pode ser também. Outras até que são maneirinhas. Vejam algumas que eu gostei (ou simplesmente, entendi qual era a da vaquinha!).













Sim! É assim mesmo!! Como diria Sílvio Santos...rs..."bem-bolada-bem-bolada". A obra se chama "Omissa"! De lado parece que não tem vaca nenhuma - quer ela está omissa - , mas olhando pela frente e por trás, vejam só:



Parece que a vaca está inteira! Bom, essa foi a minha interpretação. Não sei se condiz exatamente com o que o artista idealizou. Quer ver as outras vacas que estão pelas ruas do Japão e ver se você aprova alguma? Clique aqui. Mas, sem querer “puxar a sardinha” para o meu lado, vou ser sincero: as vacas do Rio de Janeiro eram muito mais simpáticas, interessantes, criativas, engraçadas etc. Das outras cidades brasileiras, eu confesso que não vi, mas acredito que deveriam estar mais bonitas do que as daqui. Vejam algumas das vaquinhas cariocas e comparem!











A mais bem-bolada-bem-bolada do Rio, na minha opinião, foi esta leitora feita em "bronze"!

A vaca foi especialmente criada para ficar ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade que fica no calçadão da praia de Copacabana. Vejam só como ficou maneiro!


Quem quiser também pode ver as vacas de outros lugares do mundo! Basta acessar o site oficial do projeto. Além de fotos de todas elas, tem uma loja on line com produtos relacionados ao Cow Parade e espaço para downloads de joguinhos para crianças. O que está esperando? É só clicar aqui. Para ver outras vacas do Rio de Janeiro, clique aqui.








Palavra do Dia: 子牛・こうし・Bezerro



Exemplo:ただ子牛といっても、あまりにも大きかったから驚いた (Mesmo sendo um mero bezerro, eu me assustei com o tamanho dele)







Comentários

  1. Realmente as vaquinhas cariocas eram mais simpáticas!!

    Notícias do Rio: Tá frio pra caramba!!!!

    ResponderExcluir
  2. AE... demais! Tô louco pra ver! Valeu pelo toque!

    Eu só pontuo com exclamação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário