Trocadilho em japonês

Aproveitando a época de vestibular aqui no Japão, um parque safari localizado na província de Yamaguchi, lançou um amuleto com fotos de apenas alguns bichos, não todos! A pista para saber quais os bichos selecionados para ilustrar o amuleto está no slogan da campanha que traz um trocadilho um tanto manjado em japonês, mas que não deixa de ser interessante.

A frase que aparece na foto que foi publicada hoje no site do jornal japonês Asahi, tem na verdade duplo sentido! A frase “un ga tsuku” pode ter duas interpretações diferentes conforme a grafia em japonês:

運がつく ( Traz sorte )
「ん」がつく ( Termina com “n” )

Explico. Quanto a primeira frase creio que não há nada o que esclarecer, não é mesmo? Já a segunda, para quem não sabe, no silabário (tipo alfabeto) japonês, além das vogais, tem a letra “n” que não forma sílaba nenhuma outra letra. O silabário japonês é mais ou menos assim: a, i, u, e, o, ka, ki, ku, ke, ko, sa, shi, su ...e assim por diante. A última letra é o “n”, que em japonês, se escreve assim ん e a pronúncia é algo como “um”, mas sem fazer bico, só feche a boca e diga “um”. Pronto. A pronúncia dessa letra é a mesma da palavra “sorte”.

Por isso, os bichos escolhidos para ilustrar o amuleto foram a girafa, o leão, o tigre, ou seja, todos os animais que, em japonês, “terminam com ‘n’”. Respectivamente: kiriN, raioN, torA...OPA! Tigre não termina com “n”!!! Tudo bem. Sem estresse. Segundo a matéria do jornal, o tigre é branco. Sim, mas yukiko? Pois bem, ainda segundo a matéria, tigre branco - em japonês, ホワイトタイガー・howaito taigaa - não termina com “n”, mas acredita-se que traz sorte. Está bom então né.



Palavra do Dia:

お守り・omamori・amuleto

Exemplo:

去年交通安全のお守りを買った。
(Ano passado comprei um amuleto para proteção no trânsito)











Comentários

  1. Gostei dessa do torá... bem coisa de japonês... ou seja, Muito Japão mesmo... rsss...
    Criativo com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Como assim? Aeuahuea
    A cada dia que passa me surpreendo mais! xD~

    MUITO JAPÃO!

    ResponderExcluir
  3. quaker cueca hueahueahueahueazhueahuea XD ''Dore''

    ResponderExcluir

Postar um comentário