RESULTADO ・結果発表

O leitor Dattan – e creio que a Selma da Coréia e alguns também – mataram a charada, digo, o porquê de uma pesquisa em relação a pólen! Para quem não pescou, eu explico! No Brasil, quando eu pensava em pólen, me vinha aquela imagem, como na foto, de uma abelha se acercando a uma flor e depois de levar voo (sem acento!), a flor balançava para frente e para trás. Tudo isso, ao som de "What a Wonderful World" ... ou seja, nada de ruim. Pelo contrário! Pólen me lembrava abelha, que me lembrava mel, que me lembrava própolis e assim por diante. Mas sempre algo de bom! Mas aqui no Japão, coitado do pólen. A fama dele é outra!


O resultado da Pesquisa Muito Japão comprovou: aqui o pólen não é benquisto!! Isso porque no Japão há muita, mas muita gente que tem alergia a pólen! Isso mesmo! A doença é conhecida como kanfunshoo e não acredito que haja alguém que viva no Japão e que nunca tenha ouvido falar nessa doença. Todo ano tem "época". Estamos em plena época de alergia a pólen ou melhor, em plena "época de kafunshoo". Isso porque, mesmo os brasileiros que moram aqui no Japão não costumam falar em português o nome da doença, e a maioria usa mesmo kafunshoo ou kafun, para os mais íntimos. É nessa época que “os pólens estão no ar”, como costumam dizer por aqui. Mas calma, isso não significa que na rua a gente não consiga enxergar um palmo a nossa frente por conta da nuvem de flocos amarelos perambulando pelo ar. É como época de gripe! Todo mundo espirrando e tal...só que quando se trata de alergia a pólen, deve-se acrescentar outros sintomas como, nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejantes, congestão nasal, tosse, dor de cabeça etc. Agora, nessa época, TUDO é kafunshoo! Basta alguém espirrar, aparecer com os olhos vermelhos ou acusar dor de cabeça, que na certa alguém vai perguntar: “Você tem kafunshoo?” ou ainda “É kafun?”. "Você tem alergia a pólen?" você nunca vai ouvir!



Mas nessa época, eu evito até de ir ao médico. Não adianta. Tem médico que nem toca em você e já manda na sua lata: “É alergia a pólen”. Até acredito que eu possa ter contraído, mas eu já tenho tendência a ter os olhos vermelhos desde quando vivia no Brasil e muito antes do primeiro pólen atingir no ar da cidade, mas se eu vou ao oftal, na certa ele dirá que é alergia a pólen! Não pode ser outra doença? Só porque todo mundo tem alergia a pólen, eu tenho que ter também? Na verdade, felizmente, eu não tenho. Logo eu que faço coleção de alergias (tenho a poeira, mofo, ácaro etc). Mas pólen não! Fiz exame e não tive nenhuma reação! Mas sei que muitos brasileiros aqui no Japão são vítimas da doença. Para falar a verdade, às vezes até eu tenho a nítida impressão que tem gente que até se amarra em ter. Sério! Não são todos claro! Mas sabe aquele tipo de brasileiro que se sente "O" japonês ou morre de vontade de ser um e faz de tudo para parecer japonês, até mesmo ter as mesma doenças que um japonês nativo tbm tem?? Não tem esse povo assim que confunde, "respeitar a cultura japonesa" com "imitar um japonês"? Nunca viu? Nessa época principalmente é muito fácil de identificar!! Geralmente mostram com orgulho que tem alergia a pólen!! Anunciam em alto e bom som que estão tomando remédio "pra kafun" e fazem questão de mostrar que estão de máscara cirúrgica - muito usada principalmente nessa época.



Calma. Apesar de eu, particularmente falando, não querer usar essa máscara na rua, acho super higiênico e extremamente saudável quem usa máscaras desse tipo para se proteger, mesmo que não seja um médico cirurgião - em ação - propriamente dito! Mas, eu acredito que aquele cara que sofre mesmo de aergia a pólen e lamenta por ter essa doença que no Brasil jamais imaginou ter, esse sim, deve tomar seus remedinhos, fazer seu tratamento na surdina e bem discretamente, usar lá sua máscarazinha, né não? Repara só!

Mas a doença aqui é séria! Antes de chegar a época dos pólens, o serviço de meteorologia do Japão, além do tempo, divulga nos sites e na tevê, o mês aproximado em que os pólens estarão no ar da cidade (mapa acima). Mais tarde, junto com a previsão do tempo, geralmente tem um mapa que mostra a quantidade de pólen no ar, ou melhor, se a concentração está muito ou pouco prejudicial à saúde de quem sofre com a doença (mapa abaixo).

A legenda normalmente mostra por região, onde está “muito forte”, “forte”, “muito fraco” ou “fraco”. Mas o interessante é que, na vida real, no dia a dia, parece que todo dia “está forte”. Bom, como falei, eu não tenho kafun (SAP: não tenho alergia a pólen), mas isso não impede que eu deseje que essa onda de alergia passe logo, e todos possam se livrar das máscaras, óculos e outros tantos apetrechos que amenizam o sofrimento de quem tem essa alergia. No próximo post, você confere alguns dos produtos Muito Japão contra kafun/ kafunshoo/ alergia a pólen...seja lá o que for! Aguarde!




AODALETRA:


花粉症 - ALERGIA A PÓLEN

花 - FLOR

粉 - PÓ

症 – DOENÇA






Palavra do Dia:
マスク・masuku・máscara (cirúrgica)

Exemplo: 
なんでマスクを着用してんの?花粉症なの?・・・いや、ただ、かっこいいと思ったらからさ。
(Por que você está de máscara? É alergia a pólen? ...não, não, é que eu achei maneiro usar mesmo)










Comentários

  1. Ai ai, essa alergia é maior bad mesmo. Meu amigo aí do Japão fica reclamando muito e eu só escuto ... Pq não tenho idéia de como seja alguém ficar com todos esses sintomas e não ser gripe e tal. Bizarro.

    Mas ainda bem que vc não tem :P

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. PARA ANA,

    Puxa, sinto muito pelo seu amigo, pq parece que é ruim mesmo. Espero que ele melhore logo logo! Ainda bem que eu não tenho mesmo. Valeu!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro de ter lido sobre a alergia em algum mangá. rsrs.
    Tomara que eu não tenha essa tal doença - não deve ser muito legal morar no Japão nessa época de kafunshoo -, a maioria dos sintomas eu até encarava, mas uma coisa que eu odeio ter é dor de cabeça -.-...

    Sorte a sua não ter a doença. rsrs.
    Ah, confesso que senti meu ego inflando um pouco vendo meu nome no início do post... hehehe.

    Bom kafunshoo aí no Japão, e continue com as ótimas notícias. rs.

    ResponderExcluir
  4. Imaginar alguém na rua usando essa máscara é bizarro! Eu teria vergonha, acho. Claro que quem tem a doença acostuma, mas deve ser bem estranho para um brasileiro usar pela primeira vez. Tem máscaras fofas, desenhadas ou coloridas?

    ResponderExcluir
  5. Eu tô aqui no Brasil, mas tenho alergia a polén e te digo que é muito ruim. Chega uma época do ano em que começo a espirrar, meus olhos doem e coçam muito... É o pólen, leva umas duas semanas pra passar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário