A popularidade das televisões de tela plana

Ontem, quando abri meu celular e li as matérias que estavam passavando na parte superior da tela – e são atualizadas de tempo em tempo - , me chamou a atenção a seguinte manchete: 薄型テレビ普及率、初めて5割超す内閣府調査. Em português claro seria: Pesquisa realizada pelo Gabinete Oficial do Governo Japonês revela que pela primeira vez, o índice de popularidade das televisões de tela plana ultrapassa os 50%. Imediatamente fui buscar no site do jornal Asahi e encontrei mais detalhes. Segundo a matéria publicada no site, o índice deste ano (54,9%) é simplesmente, cinco vezes maior que o avaliado em 2005 (11,5%). A pesquisa foi realizada em março e participaram cerca de 3.400 famílias. Diga-se de passagem a matéria também inclui índice de popularidade de outros eletro-eletrônicos.


DVD player / recorder
73,1%

Câmera Digital
69,2%

Computador
73,2%

Telefone Celular
90,2%




JAPONÊS・日本語

家庭のテレビの「新旧交代」が進んでいる。内閣府の調査で、液晶やプラズマなど薄型テレビの普及率が今年、54.9%と初めて5割を超えた。前年比11ポイントの上昇で、05年の11.5%に比べると普及率は5倍近くになった。テレビの世帯あたりの保有数は横ばい状態にあり、ほとんどがブラウン管テレビからの買い替えとみられる。  内閣府が3月、テレビなど耐久消費財の保有状況を調査し、約3400世帯(単身除く)から回答を得た。  ブラウン管テレビの普及率は83.5%で、前年比4.8ポイント低下した。また、テレビの平均使用年数は9.2年だった。電機大手は03~04年にかけてブラウン管の国内生産を相次いで中止し、その後海外生産も中止。薄型テレビへの移行が進んでいる。  また、DVDプレーヤー・レコーダーの普及率は73.1%で、前年比1.4ポイント上昇。05年以降で1.5倍に伸びた。デジタルカメラの普及率は69.2%で、やはり05年以降で1.5倍。デジタル家電の普及が一気に進んでいることが鮮明だ。一方、パソコンの普及率は73.2%、携帯電話は90.2%で、ここ数年は頭打ちとなっている。(橋本幸雄)


Confira um anúncio recente de televisões de tela plana! Aliás, no comercial, daToshiba, aparece Masaharu (e não Masahiro!) Fukuyama, o mesmo que apareceu em quarto lugar na listas dos dez japoneses mais bonitos! Diga-se de passagem, o cara é quarentão!






Palavra do Dia:
薄型テレビ・usugata terebi・televisão de tela plana

Exemplo:

な~んだ!42型の薄型テレビなんだけど、モザイク付いてるからつまんないじゃん?

naaanda! 42 gata no usugata terebi nan dakedo, mozaiku tsuiteru kara, tsumannai jan?

aaaa ou! A tevê é de 42 polegadas, tela plana, tudo bem, mas com mosaico não tem graça!

Comentários

  1. O Japão que esta mt a frente em tecnologia de qualquer pais, parece q a tv em si é uma das coisas sem mt importancia para japoneses ñ. quase ñ se tem tempo para vê,
    e se compram acho mais q é pelo prazer, ou mesmo pela tecnologia q ela oferece, sendo q os celulares ja são 1001 utilidades para eles, e acreditem se quiser teve um reportagem q quase todo japones tem seu proprio celular da mais criança ao idoso e o q eles menos fazem é ligar, usam mais para jogos, ouvir musicas e vê tv ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário