Você tem amigo japonês?

Você tem amigo japonês? Já ouvi essas perguntas trocentas vezes. Mas resolvi escrever sobre isso, depois que pessoas diferentes, em situações diferentes, me fizeram essa mesma pergunta, dois dias seguidos. Fiquei impressionado comigo mesmo, porque só depois que me pisaram na mesma ferida duas vezes, foi que eu me dei conta de que não é tão fácil assim responder a essa pergunta, que no Brasil parecia ser tão simples.


Mas para saber o final dessa história, eu vou pedir a gentiliza que você se dirija ao blog Brasil com Z e continue lendo o texto que fiz como colaborador do blog que reúne textos de brasileiros que vivem fora do Brasil!! Vale a pena conferir, não só o meu texto, mas os de outros conterrâneos que vivem em outras terras por este mundo!! Dá um pulo lá! Vem por aqui ó...clica aqui e você já estará lá!!



Comentários

  1. Ahuaehausheau
    Muito bom/ divertido o post sobre "tomodachi".

    ResponderExcluir
  2. você é o meu melhor amigo!!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. *Chuif*, chorei.
    Kkkkkkkkkkkkk.

    Falando sério, apesar de conhecer alguns dos costumes japoneses somente através dos mangás - tendo em mente que nem sempre retratam a realidade - me parece que os japoneses são meio "distantes" uns dos outros... Parece um povo bem tímido e fechado em se tratando de relacionamentos. Vide post do "Dia do amor à esposa", :P.

    Acho que quando eu for pro Japão (se for :P) essa será a primeira coisa que eu sentirei falta...
    A sensação de estar em casa e o calor do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu post,porque já refleti muito sobre isso, mesmo não tendo nenhum conhecido japonês.
    Como não sabia se comentava aqui ou lá (Brasil com Z), resolvi fazê-lo aqui mesmo: Na verdade são mais dúvidas:

    Eles sabem, sentem essa barreira em seu modo de se relacionar? Ou para eles assim ta bom e pronto e acham que nós é que somos um bando de mal educados e assanhados?
    Como é um amigo japonês de um japonês (sem a hierarquia atrapalhando)?
    Como é que eles “rodam a baiana”?
    Você já tentou ser um amigo brasileiro (com todo o pacote) de um japonês?

    Acho que a criação polida dos japoneses não permite a eles serem mais espontâneos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário