Hoje é feriado no Japão !


"Tá vendo!! Depois falam que no Brasil é que tem muito feriado!!!". Esta foi a frase que eu mais ouvi ao contar para os meus amigos e parentes no Brasil que eu estaria em casa nesta segunda-feira, dia 12, porque era feriado aqui no Japão. Não é Dia das Crianças e muito menos Dia da Padroeira. Hoje é Dia da Saúde e do Esporte (em japonês 体育の日・tai-iku no hi). Antigamente, o Dia da Saúde e do Esporte era comemorado no dia 10 de outubro, quando foram realizadas as Olimpíadas em Tóquio, em 1964. A partir do ano 2000, pela lei japonesa chamada ハッピーマンデー制度・Happy Monday System・Sistema da Segunda-feira Feliz, ficou decidido que o feriado seria comemorado toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

E por falar em Olimpíadas, ontem, isso mesmo, ontem, 11de outubro de 2009, foi realizada uma coletiva de impressa com os prefeitos das cidades de Hiroshima e Nagasaki, que estudam a proposta de realizar os jogos de 2020, nas duas cidades (em japonês: 共同開催・kyoudou kaisai).


Além de concorrer com o resto do mundo, eles terão que brigar com Tóquio, que já demostrou intenção de se candidatar novamente. Além disso, eles terão outra tarefa mais difícil: convencer a comissão organizadora a realizar as Olimpíadas em duas cidades simultaneamente, o que não está previsto no regulamento. (Japão e Coreia? Aquilo lá foi Copa do Mundo...sim, mas concordo que não deixa de ser um indício de que impossível não é!).



PALAVRA DO DIA:

体育の日・tai-iku no hi ・Dia da Saúde e do Esporte


EX.:


今日はせっかくの体育の日で、(会社も休みなので)、一日中、寝ちゃいます。


kyou wa sekkaku tai-iku no hi de, (kaisha mo yasumi nanode), ichinichijuu, necchaimasu.



Como hoje é Dia da Saúde e do Esporte, (e tbm não tem trabalho), vou dormir o dia inteiro.

ERRATA: A palavra Olimpíadas pode ser escrita assim オリンピック ou assim 五輪, mas ambas são lidas como orinpikku.





Comentários

  1. é feriado aqui no japão mas tem muita gente trabalhando. como eu :(

    aposto que na sua empresa também tem gente trabalhando, não tem? imagino que tenham feito revezamento... acertei? :p

    na empresa que eu trabalho o feriado foi completamente ignorado. hihihi... mas no feriado passado, teve folga sim (^_^)v

    ResponderExcluir
  2. Para Karina,

    Só lamento...rs. Mas você errou redondamente. Fiquei o dia inteiro de bob (lê-se: de bobeira)! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. hihihi...

    ops, deixa eu me explicar melhor. eu quis dizer que uns trabalharam, outros não. ou seja, que a empresa não ficou fechada.

    é que muitas empresas funcionam no feriado né. as brasileiras então...

    ps: tinha esquecido de comentar sobre a errata! ainda bem que vc corrigiu e que eu li! é que eu tinha achado superinteressante o "outro" nome das olimpíadas! hihihi...

    ResponderExcluir
  4. Todas as segundas de outubro ??

    ResponderExcluir

Postar um comentário