Foto de cartaz causa polêmica e divide opiniões

Achei interessante uma matéria que eu  li na sexta-feira passada. Antes de mais nada, dêem uma olhada nessa foto e vejam se conseguem notar algo de estranho...


Encontraram? Quem encontrou, parabéns (...vc saca muito de cultura japonesa!) ! Trata-se de um detalhe simplesmente Muito Japão!! Aliás, o tema da matéria que eu li era justamente este! Bom, para quem não pescou, eu explico:

Era uma vez um cartaz feito para divulgar um dos festivais mais famosos do Japão, o 祇園祭・gion matsuri. Muito bem,  o cartaz, típico japonês, tinha uma moça, como garota-propaganda da campanha de promoção do evento. Para leigos, tudo no cartaz parece muito normal, mas para bons entendedores e especialistas, uma gafe GRAVE foi cometida!

O bafafá rendeu porque a faixa do quimono que a mocinha está usando está ao contrário, ou melhor, de cabeça para baixo! Isso mesmo! A estampa, famosíssima aqui no Japão - e bem típica, diga-se de passagem - chama-se 青海波・segaiha e representa ondas azuis (daí o nome da estampa ser formado pelos ideogramas de "azul", "mar" e "onda", respectivamente) e na faixa do quimono, a estampa estava invertida para baixo! Parêntese: antes de ler sobre essa estampa famosa e saber do nome real, eu jurava que eram leques enfileirados e sobrepostos! (risos) Bom, mas reparem a diferença !

Na primeira foto, a famosa estampa japonesa usada em um lenço...



Na segunda foto, a faixa polêmica da moça do cartaz...



Os especialistas ficaram indignados com a falta de conhecimento, de cultura, da figurinista, responsável pela roupa da modelo na foto! Falaram um monte! Que foi um erro básico e até que ela deveria estudar mais! Mas segundo a responsável pelo figurino,-  pasmem -, tudo foi pro-po-si-tal! Isso mesmo! Ela afirmou que queria seguir a moda de "ir contra a tradição" e dar um tom mais "pra-frentex", digamos, à modelo!

Segundo a reportagem foram impressos 5.800 cópias do cartaz e distribuídos mais de 40 mil panfletos... com as ondas para baixo. Nos trens, o cartaz ficou exposto até o último dia 16.


Comentários

  1. juro, eu ia morrer sem saber! Fiquei olhando por horas como se estivesse fazendo jogo dos 7 erros e só falta um para terminar!
    Mas isso é Muito Japão! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. assim desse jeito parece escama de peixe!

    um erro que me dooi quando vejo é kimono invertido, com a sobreposição do tecido invertida, como naqueles kimonos brancos de mortos. acredito que os ocidentam cometam muito esse erro por que aoo vestirem seguem a logica do roupao e do jeito de abotoar da roupa feminina. um dia foi na loja de brinquedos e tinham uma kokeshis de plasticos com o kimono invertido.

    ResponderExcluir
  3. eu também achava q eram escamas de carpa...

    ResponderExcluir
  4. Otimo eu postei no meu blog que estou criando ;] com fonte

    ResponderExcluir

Postar um comentário