Dia simples, mas, muito especial

Para quem gosta de relatos da vida privada vers:ao Japão, vou contar como o dia de ontem, foi simples, normal, mas muito especial. Fui a trabalho à Fujisawa, na província de Kanagawa. Eu e minha companheira de trabalho estávamos conversando quando percebemos que o casal de nipo-idosos da mesa ao lado, não tiravam os olhos da gente. Foi quando eu soltei uma piadinha com minha colega e vi que eles também riram! Nos entreolhamos e rimos os quatro juntos. Finalmente, ele me perguntou: ”スペイン語?・SUPEINGO?・É espanhol (o idioma de vcs)?”. Respondi que sim. E o senhor , insistiu: スペイン人?・SUPEINJIN?・(Vocês são) espanhóis?. Em japonês, respondi que não. Expliquei que eu era brasileiro e que minha companheira era peruana e que por isso estávamos falando espanhol. Aí ele chegou onde queria chegar!!!

Em português ele me disse: ”Eu falo português!” ...tudo com sotaque bem japonês, mas em bom português!  Levamos um susto e nos pusemos a rir! A senhora também quis participar e completou - também em português: ”Nós moramos lá no Brasil!”. ”Nossa! Que maneiro!”, pensei. Tremenda coincidência!! Sentamos ao lado de um casal de japoneses, idosos, e que falam português e moraram no Brasil!

Mas espere (não ligue agora)! O melhor da história, ele revelou logo depois! Eles nos contaram que estavam esquecendo português porque não tinham oportunidade de usar e que gostaram muito de morar no Brasil. Falaram que guardavam boas recordações do lugar onde moraram. Aí perguntei: ”Onde os senhores moraram?”. Com apenas uma palavra, ele tornou nosso encontro ainda mais especial!!! ”Rio de Janeiro”, disse. Nooooossa, aí parecia que já nos conhecíamos!!!!! Eles falavam do Flamengo, do Largo do Machado, do Catete, do Jardim Botânico e tantos outros lugares que eu me via caminhando com eles por todos esses lugares. Olha! Foi muito gostoso nosso papo! ”Eu gostei da Praia (de) Vermelha”, disse ela. Lindinha! Ela também comentou ter gostado muito de comer pastéis! Detalhe: ele 77 anos, ela 70!! Mas muito saudáveis, alegres, simpáticos e muito receptivos!

Ao final, trocamos contato, claro, e ele me deu até o endereço da casa deles!!!!! Achei legal ela dizer: ”Pode ir mas minha casa é uma FAVELA”. (risos). Valeu o dia!

Comentários

  1. Sempre me disseram que quando algum japonês te convida para ir à casa dele, é porque gostou de você.
    Será que é verdade?

    ResponderExcluir
  2. Caruso,
    Vc. tem muitos amigos japoneses? Eles te convidam para ir à casa deles?
    Eu tinha feito amizade com uma japonesinha, bom, eu já a convidei 2 vezes para ir em casa, ela almoçou, jantou.... mas nunca me convidou para ir na casa dela. Não seria normal me convidar? oras...
    vai entender esse sistema nipônico!

    ResponderExcluir
  3. Fala pra eles que se quiserem, vou morar com eles. Quero aprender japonês e estou depressivo desde que voltei daí (de turista). Estou focado em aprender japonês e morar aí. Nem que seja já aposentado.

    ResponderExcluir
  4. Eu, ao que tudo indica, serei aluno de Japonês da UFRJ ano que vem. Relatos como este dão uma força incrível a quem está apavorado em meio a tantos comentários ruins sobre o Japão para ser o lar de um Brasileiro. Muito obrigado Caruso, relato bem divertido!

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência legal!
    Pelo jeito da conversa, os três saudosistas "mataram" um pouco da saudade do Brasil.

    Um abraço de luz, aqui da terrinha boa.

    ResponderExcluir
  6. Descobrí o seu blog esses dias atrás, por acaso. E agora não deixo de fazer uma visitinha!!
    Adorei o bate papo no trem, tremenda coincidência!! Muito legal. É como disse numa outra matéria, existem japoneses e japoneses. rsrsrs
    Eu tive uma professora japonesa que sempre me chamava pra ir à casa dela, e eu ia. Me tratava mto bem, e ia na minha casa tbm. Mto gente boa,infelizmente ela faleceu, mas nw a esquecerei!!!
    Adorei o seu bolg!!

    ResponderExcluir
  7. Own meu sonho é ir para o nihon !!
    Hahah deve ter sido comigo o senhor insistindo em falar que vocês são espanhois (^__^)v~♥

    Por favor entre no meu blog por favor :
    http://luhnatsumi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Estas coincidências são sempre boas!
    E sendo velhotes japoneses, só podiam estar com muito bom aspecto!

    ResponderExcluir
  9. O mundo dos sonhos! Conversar com pessoas ao seu lado, rir, trocar endereços e conquistar mais amigos.

    Bacana! Gostei.
    E logo aqui no Rio de Janeiro q. vc nem sempre consegue parar para fazer uma pergunta simples como que horas são ou a rua tal fica por aqui?

    Show! Deve ter sido demais mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário