QTD DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZADA PELA POPULAÇÃO É DIVULGADA NO SITE DO YAHOO JAPAN

A TEPCO - Tokyo Eletric Power Company - está divulgando no site da Yahoo! Japan a quantidade de energia elétrica usada pela população em algumas províncias. Não em todas! Afinal, para quem não sabe, não foi o Japão inteiro que sofreu terremoto e foi invadido por um tsunami e também não é o Japão inteiro que está com racionamento de energia.

Desculpe insistir nisso, mas é que ainda tem gente que não entendeu que em outras áreas do Japão está tudo perfeitamente normal! "Como se nada tivesse acontecido, eu não diria", porque devem estar tão preocupados como eu e vocês, e por se tratar de um mesmo país, mas que não sofreram nada e não estão na lista do racionamento de energia. Se bobear devem estar gastando horrores até...

Bom, mas vamos ao mais interessante!


東京電力の電力使用状況
SITUAÇÃO ATUAL DO CONSUMO DE ENERGIA DA TEPCO

毎時更新
ATUALIZADO POR HORA

情報提供
FONTE

使用量
QTD UTILIZADA

供給能力
CAPACIDADE DE ABASTECIMENTO

使用率
PORCENTAGEM UTILIZADA


A régua pode ser vista no site do Yahoo! Japan e que mostra a porcentagem de energia consumida pela população nas áreas onde foi planejado um racionamento em revezamento. A princípio, foram formados 5 grupos que ficariam sem luz durante 3 horas por dia.

Começou-se então uma campanha maciça para todos economizarem energia. Falavam para desligar as luzes nos cômodos onde não havia gente, para tirar da tomada os aparelhos que não estavam sendo utilizados e por aí vai. No começo, logo depois do terremoto, o tal do racionamento, que eles aqui chamam de 計画停電・KEIKAKU TEIDEN・BLECAUTE PLANEJADO, até estava organizadinho, mas depois, virou bagunça. Um dia avisavam que o grupo 3 não ficaria sem luz num dia. Depois, outro dia avisam que o grupo 3 ficaria sem luz durante as 3 horas marcadas, mas que o grupo 2 não ficaria sem luz. E chegaram ao cúmulo de um dia, repetirem o blecaute 2 vezes no mesmo dia para um só grupo. Conclusão: enquanto outros ficaram apenas 3 horas sem luz, um grupo X ficou 6 horas sem luz em um dia só!

Ultimamente, as pessoas têm estado mais conscientes em relação ao uso da energia e com isso, o consumo caiu bastante e como consequência, não está sendo necessário fazer o tal do "revezamento de racionamento de luz planejado". Mas o Governo já avisou que se o consumo voltar a subir, vai voltar tudo de novo. Tanto que os grupos ainda existem e estão lá, bem explicadinhos na mesma página especialmente construída para este  計画停電・KEIKAKU TEIDEN・BLECAUTE PLANEJADO.





Quero ver no verão! Aí que o bicho vai pegar! Bom, quem quiser ver o tal site e consultar o consumo de energia em tempo real, é só clicar AQUI!

Comentários

  1. Muito bom tema!
    Agradeço pelas informações.
    Racionamento não é realmente todas as regiões que esta tendo, mas acredito que em todo o Japão as pessoas estão mais convientes.
    Tenho observado isso pelo meu bairro, a noite práticamente todas as casa deixavam uma luz acessa na frente da casa ou no portão.
    Depois do terremoto, muitas não ascendem mais as luzes da frente.
    Também com incentivo do governo para a colocação de placas solares, em meu bairro muitos moradores instalaram placas solares em suas casa.
    É muito bom ver que as pessoas estão ficando mais conscientes com a situação.

    Embora neste sentido ainda há muito o que despertar, pensar e planejar, reformular, não apenas na questão energia, mais principalmente na questão água potável.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ô povinho organizado!! Chega dar raiva! ;)

    ResponderExcluir
  3. otimo post
    qm sabe assim as pessoas tomem consciencia e passem a colaborar um pouco mais economizando energia

    ResponderExcluir

Postar um comentário