O PINGUÇO LEÃO DE CINGAPURA

Dia desses estava eu no trem, tranquilão, sentado, vendo os cartazes e olhando para a TV que tinha logo em cima das portas. De repente passou um comercial muito interessante e como diria o Silvio Santos, "bem bolado! bem bolado!". O comercial era bem simples e eu diria até, com uma "tecnologia" ridícula, mas, "bem bolado! bem bolado!" realmente. Me amarrei na ideia dos caras! Simples e objetivos! Vejam o comercial que está sendo veiculado também na TV japonesa!

画像にクリックするとCMをご覧頂けます
CLIQUE NA FIGURA PARA VER O COMERCIAL


Repararam que a imagem estar retrocedendo, ou seja, o famoso "Leão de Cingapura" não está "cuspindo" água, como faz normalmente um chafariz, mas sim "engolindo água"? Pois é aí que está a graça e a sutileza do comercial! Trata-se de um anúncio de uma rede de restaurantes que oferecem bebida à vontade por um preço único. Por isso, a primeira palavra que aparece logo em branco e bem grande é 飲み放題・NOMIHOUDAI, ou seja, "beber à vontade".  



飲み・NOMI vem do verbo 飲みます・NOMIMASU, ou seja, "beber", que junto com 放題・HOUDAI, deu origem à palavra 飲み放題・NOMIHOUDAI. Aqui se usa muito essa forma "alguma coisa+放題". 

Além do 飲み放題・NOMIHOUDAI tem também o 食べ放題・TABEHOUDAI, onde se come à vontade pagando um preço único! Aqui também, 食べ・TABE vem do verbo 食べます・TABEMASU que significa "comer". Logo 食べ放題・TABEHOUDAI significa comer à vontade! Lembre-se porém que aqui no Japão o "à vontade" nos restaurantes significa "por 2 horas" somente! 

Muito bem! Agora é a sua vez!
Há também os game centers da vida que oferecem um pacote de jogos e diversões por um preço único! Como seria o nome deste serviço? Pista! O verbo "se divertir", "brincar" em japonês se diz 遊びます・ASOBIMASU!




Isso aí! Não foi difícil, foi?
Acertou quem disse 遊び放題・ASOBIHOUDAI!
Até a próxima!

Comentários

  1. Olá Júlio! Muito bom seu blog, o descobri ontem... ótima a propaganda, inteligente e diferente como os japoneses sempre fazem...

    Gostaria de lhe perguntar algo: como vc foi 'parar' no Japão? Vc foi pra cursar o ensino superior ou trabalhar? Te pergunto isso pois tenho 15 anos e sou louco com o país, sua cultura, música etc, gostaria muito de ir morar aí! Se possível, responda :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Hamamatsu tem alguns restaurantes "à vontade" sem tempo definido, apesar de ter ido em um que não era 2h, e sim apenas 1h :P Como era "churrascaria", 1h é mais que suficiente hehe :P

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caruso,
    Amo de paixão seu blog, além das informações super legais que você fornece, acho o fato de postar constantemente uma forma de respeito muito importante para com os seus leitores. Obrigado por tornar nossos dias com ainda mais cultura.
    Quanto ao post, estive aí por somente 20 dias vi propagandas bem inteligentes e tinha umas que realmente fisgava o consumidor, lembro de uma que era uma pizza de siri..esqueci o nome do estabelecimento, sempre que eu via ficava babando!rsrsrsr....
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Caruso,

    Assim como a Reivly, eu tmabém não consegui ver o video. =(

    Em um restaurante "Coma a Vontade" eu daria prejuiso, pois como muito pouco. Ninguem me leva a radizios exatamente por isso, pagam caro e não como quase nada. =(

    ResponderExcluir

Postar um comentário