ÚLTIMO TREM

Aqui no Japão, um dos "problemas" enfrentados principalmente pelos estrangeiros é a falta de transporte para voltar para casa depois da night. Isso porque dependendo da linha de trem e de onde você more, o horário termina muito cedo, lá pelas 11, 11 e pouco. Sim, parece tarde, mas quando se está no auge da diversão, já está na hora de se despedir para não perder o último trem da noite. Bom, ônibus nem se fala porque o horário chega a ser ridículo de tão cedo que termina e ainda mais se for lembrar que no Brasil os ônibus circulam até bem mais tarde e voltam a circular pela manhã beeeem mais cedo. Táxi, sem conversa. O preço é caríssimo para sequer cogitar em voltar para casa de carro. Tenho tanta saudade disso no Brasil...

O opção mesmo é se divertir a noite, mas sem tirar o olho do relógio para não perder o horário do trem para voltar para casa. Por isso, muitos estabelecimentos, fazem a gentileza de informar isso aos clientes! Isso mesmo! bares, restaurantes onde muita gente vai curtir um happy hour maneiro e quer ficar até um pouco mais tarde informam o horário do último trem das linhas que passam por ali! Acho o máximo! Este por exemplo (foto) fez um quadrinho e colocou no banheiro!

No quadro você vê o horário do último trem em várias linhas e para as principais estações.


日本語簡単解説:

日本は金曜日とか水曜日とかと関係無くいつだって友達または同僚と飲みに行けることってとっても羨ましいことだ。ブラジルはほとんど金曜日になっちゃう場合が多い。だが日本の問題は何と言っても電車の時間。バスもすぐ終わっちゃうし、タクシーで帰宅するなんて考えられないことだあまりにも高すぎて。だから仕方なく最終電の時間を頭に入れながらビールを飲むしかない。そのせいで色々なとこで、特にサラリーマンたちがよく立ち寄る場所で、最終電の時刻表みたいなものをよく見掛ける。それはお客さんに対して最高の気を遣うサービスだと思う私。このお店はなんて優しいお店だな〜と思っちゃう訳。写真はトイレの中に置いてあった手作りの時刻表。

Comentários

  1. É verdade Julio, o Japão não é o pais dos sonhos para quem curte uam balada , mesmo nas grandes cidades, a não ser que voce tenha carro (e não beba) ou tenha carona ;?).
    Só não compreendo por que todo mundo que vive no Japão reclama do preço da taxi. Sei que comparativamente, a bandeirada é mais cara que Londres ou NY, e também que Rio ou São Paulo. Da última vez que estive em Tokyo, era de 700 ienes (uns 16 reais na época), mas como o transito à noite é tranquilo (as ruas ficam desertas) acaba compensando no preço final. Você atravessa a cidade rápido e paga oque? Uns 30 reais...Sem falar do conforto e da segurança do takushi! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde! Será que vocês poderiam postar textos infantis (das crianças que começam a estudar ai) pra gente poder traduzir. Acho muito bacana a tradução de textos pra quem está aprendendo a língua principalmente pra decorar. Só que preciso de textos bem simples. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Carlos,

    Sim. Táxi aqui é caro. Você deve estar se referindo a lugares próximos ou , acredito eu, a um hotel onde vc esteve hospedado, não é mesmo? Sendo assim, realmente, pagar mil e poucos ienes até em casa até vai....acho que até uns 3 ou 4 mil até vai lá. Mas normalmente é muito mais do que isso para quem não mora no centrão. Obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário