O PRÓPRIO PASSAGEIRO É QUEM ABRE A PORTA PARA DESCER DO TREM!

Um dia fui a um churrasco com alunos e amigos meus em um lugar onde eu nunca havia estado. O lugar do churrasco fica a nada mais, nada menos do que a duas horas da minha casa! Bom, mas isso seria assunto para um outro post especial, já que até para se ir a uma praia bonita, é preciso fazer quase sempre a mesma aventura de trem. Mas o que eu gostaria de mostrar hoje para vocês é o que para mim também foi novidade no dia em que fui ao churrasco! Vejam !

Nas portas dos trens tinham botões para abrir e fechar! O próprio passageiro era quem deveria abrir a porta para descer do trem! Não é maneiro? Isso porque, segundo me explicaram, como a maioria das estações por onde aquele trem passa são estações do interior, o número de passageiros que desembarcam é muito pouco. Por este motivo, a medida foi usada para economizar energia e abrir somente as portas em que há passageiros para descer! Achei o máximo! para fechar, quem está dentro do trem pode até fechar ao apertar o botão para fechar, mas é o controlador do trem quem fecha todas antes do trem dar a partida! Detalhe: este sistema de botão só funciona em uma parte específica da linha por onde passa o trem, pois, em outro trecho da mesma linha, o sistema é exatamente igual ao que nós conhecemos. Os botões só podem ser acionados quando as luzes ao redor deles estiverem acesas! 

Comentários

  1. Esse até que é moderno.Quando fui para Tobu World Square em Tochigi em abril deste ano,as portas dos trens eram abertas com as mãos!
    Geralmente os trens de locais onde faz muito frio, o sistema de abertura individual é normal,pois caso não hajam passageiros que vão embarcar, o trem não ficaria de portas abertas para o vento gelado.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Alemanha todos os trens são assim, até os metrôs dentro da cidade. No início não estava habituado e ficava esperando abrir sozinho. :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, e no Japão no inaka tem em algumas partes trens que tem que abrir a porta com a mão, já viu? :)

    ResponderExcluir
  4. Em algumas estações do interior de Shiga só abrem a porta da frente do único vagão. Como eu estava no fundo e fiquei esperando a porta de trás abrir, saí correndo para não perder o ponto. depois notei que o condutor me viu de cara para a porta e ficou me esperando.

    ResponderExcluir
  5. Caruso, grande parte dos trens que passam pelos arredores de Nagoya são assim.
    Aqui em Toyama, esse sistema só funciona no inverno, pra conservar a temperatura quentinha dentro do trem.
    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário