VIDA NOVA. NOVA VIDA.

Com a chegada da primavera no Japão, mais do que "cerejeiras" / "sakura" e afins, a palavra de ordem agora, nessa época do ano, é SHINSEKATSU・新生活, que ao pé da letra quer dizer "VIDA NOVA". Todo ano é isso! No dicionário, "a regra é clara":

これまでの生活から一新した生活のこと。進学、就職、結婚、出産などでライフスタイルが大きく変わり、特に引越しを伴う場合や一人暮らしを始める場合によく使われる言葉。


Em português claro seria algo como: "Uma vida nova, diferente da vida levada até agora. Ingresso à escola, trabalho novo, casamento, nascimento de filho, ou seja, quando seu estilo de vida muda da água para o vinho. A palavra é usada principalmente com relação a mudança de casa ou quando jovens - universitários, principalmente começam a trabalhar fora - começam a morar sozinhos."

E é claro, como em qualquer lugar do mundo, o capitalismo aproveita toda e qualquer oportunidade para fazer as pessoas comprarem. No Japão não é diferente. As lojas abrem os olhos e ficam de olhos abertos  - sem trocadilhos - nos jovens que se formaram e que estão começando realmente uma "vida nova". Muitos deles, recém-formados, irão agora começar a morar sozinhos - alguns, até em outras províncias, diferentes daquela onde vivem - e irão trabalhar na empresa em que foram selecionados.

Por isso, as lojas com "roupas de escritório", ternos, camisas sociais e vestidos sóbrios fazem altas promoções. As lojas de eletrodomésticos também ficam todas serelepes. Muitas fazem promoções estilo "combo". O cliente leva tudo o que precisa para começar uma nova vida e paga um preço bem menor do que se comprasse cada um de uma vez e em lojas diferentes. É geladeira, computador, forninho, ferro, máquina de lavar, tudo junto e misturado!

As imobiliárias também se agitam para atrair esses jovens que estão procurando um lugar para morar sozinhos e que seja barato, prático e perto do trabalho ou da universidade, para aqueles que estão iniciando uma "vida nova" de universitário!

Os cursos de idiomas, de inglês principalmente, também não perdem a chance de incentivar as pessoas a estudar. A recomeçar a vida aprendendo um novo idioma! Vira e mexe aparece algum curso com desconto de mensalidades, matrículas e etc. Já que é para iniciar uma "nova vida", por que não aproveitar para se permitir um upgrade? 

Só sei que tudo é "vida nova", "novo início", "comece sua vida", "dicas para quem vai morar sozinho" e até "seja você mesmo" ou "um novo você recomeça" e por aí vai. Nessa época do ano, é isso que a gente mais vê nas revistas, comerciais da TV, outdoors e em sites na internet. Até o Yahoo Japan! entrou na onda e montou uma página com um ESPECIAL VIDA NOVA ・新生活特集!


Vejam este outro anúncio, da amazon.com, todo "pró-vida nova". O anúncio publicado no site engloba um pouco de tudo o que se resume esta época do ano no Japão: primavera, volta às aulas, entrada na creche, vida nova, mudanças e mais mudanças etc. Por isso, na parte de cima há um link para brinquedos e materiais escolares e logo abaixo, uma televisão e um microondas (e água mineral!). Há também um link para artigos como eletrodomésticos, móveis, utensílios de cozinha e tudo o que você precisa para começar a sua vida agora!


Maneiro foi que encontrei sem querer no site do amazon, a versão "Vida Nova"・新生活 até para o jogo "Coleção de Amigos" da Nintendo! Deve ser para as pessoas aprenderem como se relacionar socialmente umas com as outras. Essa talvez, para muitas delas, seja a hora de começar a aprender!

Enfim, o que vocês já devem ter percebido é que nesta época do ano muita gente aproveita para se mudar, comprar coisas novas, mudar a decoração da casa etc. Renovar é preciso! E esta é uma ótima oportunidade! Fica então a dica para quem chegou agora no Japão ou para quem pretende morar algum dia!

Comentários