MORAR NO JAPÃO É...

...receber um email com propaganda com artigos para se proteger de catástrofes. 

Imagina que um dia você fez compras pelo site de uma Lojas Americanas da vida e que, por isso, periodicamente, você recebe emails com promoções de artigos em liquidação, novidades, avisos de descontos etc. Os emails trazem normalmente, fotos de eletrodomésticos, livros, DVD e máquinas fotográficas com preços atrativos e por aí vai. De repente, no mesmo tipo de email, com o mesmo "subject", você recebe um email com a mesma "cara" de "produtos da nossa loja para você consumidor" com fotos, detalhes e preços de produtos para se proteger de um terremoto.






Talvez para brasileiros que nunca viveram no Japão, este tipo de email pode causar um certo estranhamento e até mesmo um mal-estar. Mas a verdade é que no Japão essa coisa de terremoto que está por vir, entre outras catátrofes iminentes, faz parte da vida diária de quem vive no país. 

Vira e mexe, seja na mídia japonesa ou na mídia estrangeira, são publicadas matérias deste tipo, que alertam para um possível forte terremoto, matérias que falam sobre quem está e quem não está preparado com o kit terremoto (foto 3), matérias sobre produtos que são fabricados em latas e com validades extendidas por longos anos para servirem de mantimentos de emergência etc. 


Isso sem falar que crianças de creches e escolas fazem testes de simulação de terremotos, empresas fazem o mesmo teste, tanto para terromoto, quanto para evacuação em caso de incêndio ou tsunami. Há simulações de terremotos até em eventos - que eram para ser animados! 

O mais, digamos, "curioso", foi ver que até nas festas juninas com grande participação de estrangeiros e moradores locais, os bombeiros japoneses se mobilizam para explicar e fazer testes de simulação de terremoto! Em plena festa junina! É uma mistura de confraternização e intercâmbio que, no caso das festas juninas com simuladores de terremotos, deixa de ser apenas cultural e passa a ser algo como intercâmbio de vivência e conhecimento em relação à grandes catástrofes que para os japoneses já está mais do que enraizado.

FOTOS:

1. uma espécie de mochila para armazenar e transportar água
2. luz de emergência que com um blecaute se acende automaticamente
3. barras para fixar estantes para evitar que se caiam
4. kit terremoto com primeiros socorro, lanterna, mantimentos etc.

Comentários