MIMIKAKI: a arte japonesa de tirar cera do ouvido...dos outros

Tirar cera do ouvido. Você já se imaginou permitindo que outra pessoa fizesse isso por você? Mas não estou falando da sua namorada que além de tudo gosta de espremer seus cravos e espinhas. Estou falando de alguém estranho, alguém que você nunca viu na vida. E que tal você ganhar de presente daquele seu amigo que acabou de chegar de viagem um aparato para você tirar "cera do ouvido"? Pois é, para nós brasileiros essas coisas de cera no ouvido, pessoa estranha e suvenir podem não ter nenhuma relação direta uma com a outra, mas no Japão tem!

Imagina que um cara, solitário, sai no meio da noite, passando por ruas desertas e quando avista uma pequena porta com luzes coloridas e fotos de mulheres, ele entra. Mas, em se tratando de Japão, ele pode não estar indo fazer o que você está pensando. Ele pode estar indo simplesmente...tirar cera do ouvido! Isso mesmo! Junte a solidão dos caras, umas meninas jeitosinhas, simpáticas, como uma boa lábia e que oferecem o que os japoneses chamam de "hizamakurá", aí pronto, é só o nipocarinha relaxar que a menina tira a cera do ouvido.

O quê? O que é "hizamakurá"? Explico: em japonês se escreve 膝枕 onde "hizá" ao pé da letra quer dizer "joelho" e "makurá", "travesseiro", e "hizamakurá" refere-se a posição em que uma pessoa dobra os joelhos para outra pessoa deitar com a cabeça no colo (foto). E é justamente nesta posição que os nipocarinhas ficam para as moças cavucarem seus ouvidos para tirar cera.


A brincadeira pode custar R$ 70,00 por meia hora de coleta de cera ou R$120 por 1 hora. Claro que o charme das meninas e a maciez das mãos (e se bobear da voz também) contam muito. O interessante que apesar de grande parte dos clientes ser formada por homens e apesar das portinhas em ruas escuras e meninas no cardá...digo, no quadro de funcionárias, a maioria dessas lojas fazem questão de frisar que não são bordéis. A frase muitas vezes aparece nos cartazes, anúncios e homepages, para ninguém interpretar mal.


Ah sim! A história do suvenir é que o brinquedinho que muitas vezes as pessoas confundem com enfeite de cabelo de gueixa - talvez porque muitas vezes tem mesmo um penduricalho em uma das pontas -, na verdade são para tirar cera do ouvido mesmo. A maioria desses objetos são hastes compridas feitas de bambu, plástico ou metal e com uma espécia de colherzinha em uma das pontas que serve justamente para cavucar o ouvido e coletar a cera! Este da foto abaixo é o tipo mais comum, mas é possível encontrar em lojas de suvenir nos mais variados estilos.


A faxina do ouvido, conhecida em japonês como "mimikaki"・耳掻き, e que muitas vezes é feita por outra pessoa e não você mesmo, está tão presente na cultura japonesa que até em animês é possível ver cenas de pessoas cavucando e tirando cera do ouvido de outras.


E você? Pagaria para alguém fazer a faxina no seu ouvido?

Comentários

  1. eu já vi sobre isso e não entendo serem tão aficcionados :P. Mas admiro a cultura oriental, que trata de higiene de maneira bem mais aberta que nós. Falar de defecar e urinar aqui é mais feio que falar em sexo (aliás, até transar no meio da rua a gente aceita).

    ResponderExcluir
  2. eu só ficou meio preocupado com os homens que procuram por esse serviço, porque cai entre nos, eles não estão indo realmente pra tirar cera do ouvido e sim pra ter um colo pra por a cabeça e relaxar.
    acho que isso mostra o quando as pessoas do nosso mundo estão ficando isolado apesar da população mundial aumenta mais e mais, o japão esta na frente mas não acho que seja só eles, numa grande cidade como de são paulo por exemplo tem muito homem que pagaria por esse serviço.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma curiosidade interessante que muitos brasileiros não entendem, a fisiologia do oriental é diferente neste aspecto, a cera de ouvido é seca. Não sai com cotonete normal, só se molhar ela, eu lembro que a minha mãe umedecia com óleo de bebê quando eu era pequeno. Hoje eu uso o mimikaki, sai tipo em flocos e o pó tira com a parte oposta que tem um pompom igual da imagem que está em mangá.

    ResponderExcluir
  4. Você disse em animes, mas isso aí é apenas uma ilustração. Já vi vários animes e nenhum deles vi isto. Pode indicar um anime específico?

    ResponderExcluir
  5. Márcio em inúmeros visual novel têm cenas de mimikaki, até pq mts japones possuem um fetiche por isso.E em animes como Gintama,Hen Zemi,Seitokai Yakuindomo,Darker than BLACK tb tem cenas que mostra a limpeza.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero comprar uma haste de bambu e não sei onde encontrar, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...na loja kotobuki, no bairrO LARANJEIRAS, RIO DE JANEIRO

      Excluir
  7. Queria perguntar uma coisa: eu sei q japoneses não tem cera e sim um pózinho no ouvido... então... chineses tem cera ou pó no ouvido?

    ResponderExcluir

Postar um comentário