QUEM QUER VIAJAR?

Viajar parece uma coisa que japonês adora. Bom, quem não gosta não é mesmo? Mas o que mais me chama a atenção no Japão é essa facilidade que eles têm de viajar. Lembro que na época em que eu era estudante intercambista em uma universidade de Osaka, achei o máximo e ao mesmo tempo curioso o fato de dentro da universidade, bem dentro da papelaria da faculdade que eu frequentava, havia simplesmente uma agência de turismo própria para os alunos! Aquilo sim foi bem impactante! O pior era ver que sempre tinha uns universitários em dupla, em grupo que fosse, consultando o preço ou mesmo fazendo reserva de viagens. Isso sem mencionar que era viagens internacionais! Eu mesmo fui para China e para a Coreia desse jeito...

Mesmo fora da universidade, essa tentação de viajar está sempre no dia a dia dos japoneses. Primeiro que é fácil encontrar uma agência de viagem. Depois, na frente dessas agências, tem sempre um porta-panfletos repleeeeeto de panfletos de viagens de todo tipo! Tem desde viagens ao exterior, Egito, China, Brasil (foto ao lado), até viagens nacionais de ônibus e de apenas 1 dia! Tudo isso com informações detalhadíssimas nesses panfletos. Aliás eu ficava tonto com tanta tabela que tem nesses panfletos! É possível saber quanto irá pagar mais ou menos dependendo de quando vai partir e dependendo do número de pessoas. Saber o que está incluído no preço, o que está programado, que horas você voltará para o ponto de partida etc etc etc. Só falta dizer qual é o nome do guia turístico para cada dia! É realmente impressionante a organização! Mas vou confessar que tabelas e mais tabelas, muitas vezes me assustavam. Eu sou daqueles que prefere entrar em uma agência de viagens, ficar cara a cara com um agente e fazer as perguntas que eu quiser, pedir para calcular e reservar e pronto.

Mas a verdade é que esses panfletos espalhados por toda parte no Japão chegam até a tentar a gente a ir a lugares que a gente nem cogitava em ir, mas vendo aquele panfleto todo dia, fotos coloridas etc, a gente acaba caindo em tentação. A gente é é modo de dizer porque sem dinheiro não tem como mesmo, mas não duvido nada que deva ter muita gente que se coça para ir só porque leu no panfleto no caminho do trabalho para a casa, por exemplo!



Comentários

  1. Gostei muito da materia, mas tenho uma duvida há muito tempo.

    Como os japoneses viajam tanto, inclusive internacionais se eles quase não tem dias de folga ou ferias?

    Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário