TEM NATAL NO JAPÃO?


Vai passar o Natal aonde? Essa é a pergunta que com certeza entra no ranking TOP 10 das perguntas que mais são feitas nesta época do ano. Mas, para mim, há uma pergunta que assume o posto número 1 do mesmo ranking: "No Japão comemora o Natal?"

Minha vontade era de responder, "depende". Mas imagino que assim, a conversa irá se estender e, por isso, na maioria das vezes, acabo dizendo, "não, não como nós", até porque o Japão não é um país predominantemente católico. Mas muitas vezes, dizer apenas simplesmente "não, não comemora", imagino eu que faz a pessoa imaginar que não há sinal de Natal no Japão e que os japoneses nem sabem o que é uma árvore de Natal, não conhecem o Papai Noel, não conhecem as renas etc. Não é verdade!

Para não começar a explicação comentando a chegada dos Jesuítas ao arquipélago, o que posso dizer é que no Japão o Natal é meramente comercial, capitalista mesmo! É tudo para vender mais! É possível ver sim árvores de Natal, principalmente nos shoppings - claro, pólo do capitalismo - e ruas enfeitas com temas natalinos. Há também muitos "eventos" que exaltam as iluminações de Natal. A de Kobe, Luminarie (foto principal), é um dos mais tradicionais no final de ano. Mas se você não vai à Copacabana porque tem muita gente, então esquece, porque lá é igual! mas há iluminações e árvores por toda a cidade! A Karina Almeida tirou esta foto da árvore de natal azul, montada no aeroporto de Narita!

Também não posso ignorar a porção católica do Japão que comemora o Natal, ou seja, os japoneses que são realmente católicos e entendem o sentido do Natal, o significado da comemoração etc, grupo este, onde se incluem os estrangeiros que vivem no Japão e que mesmo assim, comemoram o Natal como sempre comemoraram, como nós brasileiros, peruanos, argentinos, filipinos etc. Em algumas igrejas católicas - sim, no Japão tem igreja - são rezadas missas em português, inglês, espanhol, tagalo (idioma das Filipinas) etc. Nestes lugares sim, eu diria que o Natal é mais parecido com o que conhecemos.

De resto....

Não tem amigo-oculto.
Não tem ceia de Natal.
Não tem folga no dia 24. 
Não tem cartinha pra Papai Noel.
Não tem Peru
Não tem Chester
Não tem rabanada.
Não tem fio de ovos
Não tem troca de presentes à meia-noite.

...nada disso!

O mais tradicional do Natal, aliás, são duas coisas: o bolo de Natal e o motel! Isso mesmo! No Natal, os japoneses têm o costume de comer um bolo de natal (christmas cake) que é vendido até a última hora - sim, no Japão tem atrasildos tbm! Mas os melhores são comprados por encomenda que começa meses antes e são entregues no dia especial! 


O bolo não varia muito. É sempre um bolinho - literalmente "inho" - que quase sempre é redondo, tem uma plaquinha de chocolate, alguns pingos de creme, uns enfeites natalinos e vem numa caixa. Dificilmente você vai achar algo fora dessa linha ou que não tenha nenhum destes elementos. 

E o motel, é simples. A data para os japoneses, é muito mais romântica do que familiar. Muito mais! A pergunta das revistas para meninas é "Com quem você irá passar a noite de Natal?" Portanto, o casais de pombinhos já formados, lotam restraurantes e moteis. 

Enfim, para nós brasileiros ou para quem vem de um país católico onde o natal é realmente comemorado em um contagiante clima natalino que paira no ar, é nessa época do ano que a saudade da terra natal e dos amigos e familiares que estão longe alcança o ápice. Não ter essa coisa de família, confraternização de amigos, colegas de empresa, nada disso. As pesssoas não desejam "Feliz Natal" umas as outras, nem mesmo quando você revê um conhecido na rua ou compra alguma coisa em uma loja nessa época.  

Para terminar, desejo a todos os leitores do Muito Japão, católicos ou não, ateus ou não, enfim, todos, que tenham um FELIZ NATAL ! Em japonês como é que fala!? Até isso eles não têm e tiveram que importar do inglês. Os japoneses dizem merii kurisumasu. Mas que também não é dito como forma de cumprimento a ninguém! Não como nós.... 


PARTICIPE!!

Você mora no Japão e montou uma árvore de Natal? Tem um Papai Noel perto da sua casa? Você participou de alguma Ceia de Natal autêntica no Japão! Mande hoje mesmo sua foto-testemunho "No Japão tem Natal sim!" para muitojapao@gmail.com! As melhores serão publicadas aqui no blog! Não esqueça de dizer seu nome, de onde você é no Brasil e onde você mora no Japão! 

Comentários

  1. A Kobe Luminarie começou depois do terremoto de 1995 para dar coragem a população e acabou se tornando uma atração anual. Esse ano a Luminarie já acabou, ela foi até dia 15. Apesar de ser em dezembro, não ouvi ninguém falar que foi por causa do natal.....

    ResponderExcluir
  2. AnÕnimo,

    Sério mesmo? Bom, no Japão realmente alguns eventos se misturam. É como no verão tudo é carnaval, "fiesta", havaí etc. Eu iria morrer sem saber que o Luminarie nada tem a ver com o Natal. Será que os japoneses sabem disso? Bom, de qq maneira, as iluminações, sejam elas de natal ou não, nesta época do ano, sem sempre vistas como O evento! Obrigado pela visita e pela informação! Feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei estranho. Na verdade eu também tinha assumido que a Luminarie era para comemorar o Natal. Quando perguntei para um amigo japonês porque a atração acabava dia 15 e não dia 25, ele me explicou que não era relacionado ao natal e sim ao terremoto. Depois entrei no website da luminarie e encontrei a mesma informação. Feliz Natal! Eu tenho aula hoje dia 24 e, por enquanto, só os estrangeiros estão falando sobre ceia de natal etc...

      Excluir

Postar um comentário