アニメ:1か月足らずで興行収入100億円突破・ANIMAÇÃO JAPONESA:10 BILHÕES EM MENOS DE 1 MÊS


日本語・JAPONÊS


映画「君の名は。」1か月足らずで興行収入100億円突破
若い男女の切ない恋を描いた映画「君の名は。」が、公開から1か月足らずで興行収入100億円を突破しました。日本のアニメーション映画でスタジオジブリ以外の作品が100億円を超えたのは初めてです。
「君の名は」は新海誠監督が手がけたアニメーション映画で、地方の町に住み都会に憧れる女子高校生が、東京の男子高校生と体が入れ代わる物語です。
2人が会えそうで会えない切ないストーリーや緻密に描かれた風景が人気を呼び、観客の数は先月26日に公開されてから4週連続で1位を記録しています。

映画を配給する東宝によりますと、公開から22日までの28日間で観客の数が770万人を超え、興行収入は100億円を突破したということです。
映画の記録をまとめている興行通信社によりますと、日本のアニメーション映画では、これまで宮崎駿監督が手がけた「千と千尋の神隠し」や、「ハウルの動く城」などが100億円を突破していますが、スタジオジブリ以外の作品では今回が初めてだということです。

東宝は「絵の美しさや音楽、ストーリーの意外性が話題を呼んで、若い人を中心に2回、3回と映画を見るリピーターが多いことが100億円突破につながった。今後も多くの世代に見てもらいたい」と話しています。

Animação japonesa - sem ser do famoso Hayao Miyazaki - bate recorde e arrecada 10 bilhões de ienes no Japão, sem mesmo completar um mês de exibição no país. É a primeira vez que uma animação não dirigida pelo "Walt Disney" japonês, Miyazaki Hayao, arrecada tanto. 

A história de amor, entitulada Kimi no Na wa ("Seu Nome", na tradução livre) mostra dois jovens, ele, morador da cidade grande e ela, uma menina do interior que, um dia, de repente, têm os corpos trocados. Não chega a ser um "Se Eu Fosse Você" romântico, mas é algo parecido.



Para se ter uma ideia do sucesso do animação japonesa, vamos ver um trecho de um programa da TV japonesa que tratou do assunto. Para quem não entende japonês, logo abaixo, uma breve análise do vídeo, em português. 



No início do vídeo, eles mostram os números já impressionantes referentes a apenas 10 dias de exibição nas telonas japonesas. Nada mais, nada menos do que 2,9 milhões de pessoas contribuíram para o filme arrecadar mais de 3,8 bilhões de ienes.

Em seguida, mostram que as salas que exibem vivem lotadas - 多くの劇場で満席・ooku no gekijou de manseki - e são entrevistadas algumas moças que acabarem de assistir ao desenho. Uma delas diz "Finalmente conseguimos ver! Na semana passada estava tudo lotado". Outra diz que ficou com receio de chegar no cinema e ver todas as vendas encerradas que resolveu reservar o ingresso com antecipação para garantir que iria assistir ao filme-fenômeno.

A narradora comenta que as belas imagens e a música - 映像美&音楽・eizoubi &ongaku - são elementos que contribuem para o sucesso do filme! Foi o que um casal de japoneses destacou: "A cidade mostrada é bastante real". 

Logo depois aparece o diretor Makoto Shinka, que segundo a narradora, é famoso por suas animações mostrarem o Japão com extrema realidade, e exibe cenas de uma outra animação do mesmo diretor. Em seguida, mostra um local de Tóquio reproduzido fielmente!  

O dono da voz do personagem principal, o ator, Ryunosuke Kamiki, aparece dizendo que o céu foi o que ele achou mais impressionante:

本当に空が印象的だなと思っていて
hontou ni sora ga inshouteki da na to omotteite

Depois dele, mas uma pessoas que está saindo do cinema foi entrevistada. A japonesinha que acabou de assistir ao filme confirma que o sucesso do desenho está na música e nas imagens! Ela diz até que se arrepiou!

A música é da banda japonesa RADWIMPS, que no final do vídeo aparece de surpresa no lançamento do filme, quando estão no palco os dubladores dos protagonistas do desenho.

Ficou curioso para ouvir a música-tema?
Aqui está! O clipe da música! Com vocês,
ZENZENZENSE com a banda RADWIMPS!


Clique AQUI para acessar o site official do filme, em japonês.

Comentários