FUMANTE PASSIVO・受動喫煙者
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão divulgou no final do ano passado o logo da campanha contra o fumo e em prol dos fumantes passivos. De acordo com a reportagem, publicada no site do jornal japonês Mainichi, um concurso foi promovido para a criação do logo. O vencedor foi um designer de 61 anos, natural de Nagasaki . Segundo ele, a marca representa uma criança incomodada de ser fumante passiva. O trabalho do designer foi escolhido entre os 180 trabalhos reunidos pelo ministério. Foram feitos broches e adesivos para serem distribuídos em eventos. A intenção do ministério é promover a marca e contribuir para a diminuição do número de fumantes passivo no país.
"Por uma sociedade sem fumantes passivos! Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar" |
厚労省が発表 名刺などで自由に使えるフリー素材
厚生労働省は14日、受動喫煙のない社会を目指すロゴマークを発表した。マークは企業のホームページや印刷物、名刺などで自由に使えるフリー素材だ。同日発表された2015年の国民健康・栄養調査では、20歳以上の男女が過去1カ月間で受動喫煙を経験した場所は飲食店が最も多く、41.4%に上った。厚労省は「ロゴマークを活用し、受動喫煙をなくす機運を高めたい」と説明する。
マークは公募に集まった180件から、長崎市のデザイナー、草野敬一さん(61)の作品が選ばれた。受動喫煙を迷惑にしている子どものイメージ。ロゴマークの缶バッジやステッカーを作り、イベントなどでも配布する。【山田泰蔵】
- 厚労省・kouroushou・Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar
- 発表・happyou・anúncio
- 名刺・meishi・cartão de visita
- 自由に・jiyuu ni・livremente
- 使える・tsukaeru・poder usar
- 素材・sozai・material
- 受動・judou・passivo
- 喫煙・kitsuen・fumar
- 社会・shakai・sociedade
- 目指す・mezasu・almejar
- ロゴマーク・rogomaaku・logo ou marca
- 印刷物・insatsubutsu・material impresso
- 国民・kokumin・cidadão
- 健康・kenkou・saúde
- 栄養・eiyou・nutrição
- 調査・chousa・pesquisa
- 20歳・hatachi・vinte anos
- 以上・ijou・mais do que
- 男女・danjo・homens e mulheres
- 過去・kako・passado
- 経験・keiken・experiência
- 飲食店・inshokuten・restaurante, lanchonete
- 最も多く・mottomo ooku・o maior
- 公募する・koubo・anunciar, reunir, recrutar
- デザイナー・dezainaa・designer
- 作品・sakuhin・obra, trabalho
- 迷惑・meiwaku・incômodo
- イメージ・imeeji・imagem
- 缶バッジ・kan bajji・broche de alumínio
- ステッカー・sutekkaa・adesivo
- イベント・ibento・evento
- 配布する・haifu suru・distribuir
- Você imaginava que no Japão pudesse haver um problema como este?
- Você acredita que uma campanha como está tenha resultado?
- O que achou do logo?
Comentários
Postar um comentário